quarta-feira, 27 de março de 2013

Curitiba em(Cena)



Goste ou não goste, Curitiba está em(Cena)!

Entre os dias 27 de março de 2013 e 07 de abril de 2013 acontece o Festival de Curitiba. Teatro, dança, circo, música, cinema, lançamentos e outras inúmeras atividades estão presentes neste festival que é caracterizado com um dos maiores do Brasil. Goste ou não goste, Curitiba está em(Cena)!

A diversidade presente no festival abrange desde famosos atores consagrados pelas grandes emissoras de televisão, e estes certamente ajudam a lotar os maiores teatro da cidade, assim como desconhecidos vindo de todos os cantos desse país continente (usando um termo geográfico), além de conhecidos e desconhecidos artistas locais. Você escolhe o que mais te interessa e mergulha nos diferentes temas e abordagens discutidas (ou vendidas) por inúmeros grupos e companhias. Goste ou não goste, Curitiba está em(Cena)!!

Críticas vão surgir. "Trouxe público porque é global (ops, falei)." "Está fugindo da essência do teatro." "Faltou formação teórica para a elaboração dessa peça." "Não entendi nada." "Pirei com a vibe deles, eles seguem uma lógica transcendental." "Esse festival é mercadológico, não valoriza os artistas e a cultura local." O povo vai falar sobre teatro. Goste ou não goste, Curitiba está em(Cena)!

Elogios vão surgir. "Que lindo, amei o espetáculo." "Gostooosooo." "Não entendi nada." "Nessa perspectiva eles conseguem um diálogo entre Bertold Brecht e Nelson Rodrigues." "Como eles conseguiram pensar em uma linguagem tão abstrata!" "Eu quero assistir novamente." "Essa é uma peça pra pensar." O povo vai falar sobre teatro. Goste ou não goste, Curitiba está em(Cena)!




Tem fringe (o verdadeiro festival). Tem espetáculos para todos os gostos. Da criança a vovó. Do tarado ao intelectual. Do deslumbrado ao maria vai com as outras. Do riso às lágrimas. Do meigo ao bizarro. Do preparado ao mal feito. Do show ao show. Cada sujeito com o mínimo de interesse é capaz de escolher o que deseja ver ou não ver, afinal esta também é uma opção. Mas não dá pra esquecer que a chance de conhecer e relacionar-se com a arte está bem no seu quintal. Ou seja, goste ou não goste....rss.

Tem espetáculos caros, baratos, gratuitos, mas todos tem meia, inclusive o gratuito que você não paga nada. Redundância, eu sei. Tem espetáculos longe, perto, do lado da sua casa, na rua, na casa do estudante universitário, no parque, no palco e na arena. Procure e você encontrará.

As opções estão lançadas! Chame os amigos, chame a família, vai sozinho, pois assim ninguém vai reclamar que você escolheu a peça errada. Aproveite. Olhe o teatro como uma linguagem para pensar, para divertir-se, para rir, para chorar, para dialogar com o mundo, para cochilar porque está muito chato... Só não deixe de ir/ver.

Goste ou não goste, tem muitos artistas tentando te dar um recado. Só depende de você querer escutar. Ah! Escute.

Nenhum comentário:

Postar um comentário