sexta-feira, 22 de março de 2013

Deborah Kramer: uma bailarina e o teatro.



O Blog Platéia Vip vai em busca de entrevistas!!! Para começarmos com o pé direito esse novo desafio, convidamos uma pessoa extremamente envolvida com o mundo da dança, teatro e televisão. 

O nosso bate-papo é com Deborah Kramer!!! Aproveitem cada orientação e ponto de vista dessa profissional que se destaca no meio cultural curitibano!

Deborah Kramer é bailarina profissional, graduada em Educação Física, especialista em Arte-educação e Mestre em Aprendizagem Motora pela UFPR.

Foi bailarina da Téssera Companhia de Dança da UFPR entre  os anos de 1993 e 2002. Fez participações como atriz no programa Revista RPC, quadros “Casos e Causos” e “Louco de Bom”. É coreógrafa, professora de dança e diretora na Escola/Teatro Lala Schneider. Atua, desde 2007, na TV Paulo Freire (SEED/PR) como produtora, diretora, apresentadora e na locução de programas voltados à educação.


Acompanhem....


PV – Deborah, para iniciarmos o nosso bate papo, o Blog Platéia Vip que saber como iniciou a sua relação com o teatro?

DK – Eu fui inserida no contexto da arte aos 4 anos quando fui dançar ballet clássico. Anos depois, já em Curitiba, me apaixonei pelo trabalho da Téssera, o Grupo de Dança da UFPR. A interpretação teatral está diretamente relacionada à Dança Moderna, técnica trabalhada no grupo, mas foi no teatro Lala Schneider que realmente voltei meus olhos para o trabalho do ator. 


PV – O que mais chama a sua atenção em um espetáculo teatral?

DK - Uma boa produção é tudo! Quando você tem isso, a platéia consegue perceber um cuidado em tornar aquele espetáculo parte da realidade. Mas é claro que eu procuro assistir aqueles que tem um trabalho corporal mais elaborado. E musicais, adoro! Saindo da questão corpo e movimento, gosto de espetáculos surreais, com um quê de ficção, mas também curto histórias lineares que falam da realidade. 


PV - E suas maiores críticas na organização de uma peça?

DK - Criticar a organização de uma peça é muito difícil. Posso ser injusta e dizer algo que não está bom sem conhecer o contexto. Então, vou dizer uma coisa que me incomoda: a escalação de atores para protagonizar determinados papéis, simplesmente por serem amigos do produtor, diretor, do contra-regra, etc. Já assisti espetáculos com gente boa fazendo uma pontinha e o protagonista atuando como um amador. Não é possível que o diretor não perceba que seu ator é ruim, e tente protegê-lo, ou ajudá-lo dando à ele um papel que possa representar.    


PV – É possível relacionar a dança e o teatro?

DK - Sim! O teatro e a dança tem uma relação muito estreita. Porém é na questão  técnica que se diferem. Um bailarino, de certa forma, quando está no palco, não realiza apenas movimentos técnicos e virtuosos, ele comunica através de sua linguagem corporal e,  dessa forma, não deixa de estar representando. No caso do ator, ele tem que ter um bom domínio de seu corpo, conhecer suas possibilidades e solucionar questões acerca do movimento e do espaço. A exigência nos padrões de movimento são menores, no sentido de que ele não precisa ter uma perna em développé à 180º. Mas se ele tiver, essa flexibilidade lhe pode ser útil em um personagem ou situação.


PV - Um ator/atriz precisa saber dançar? O que você indica?

DK - Um ator que dança, tem uma relação de maior intimidade com seu corpo e isso sempre será favorável. Qualquer técnica de dança desenvolve a coordenação motora, o ritmo, a harmonia, etc. A escolha por ballet ou jazz (entre outras) vai depender do que o ator quer/precisa desenvolver em si mesmo. Eu defendo a dança moderna como uma técnica complementar ao trabalho  do ator, porém esta é uma escolha muito pessoal.  


PV – Deborah, e qual é a sua orientação para quem gostaria de iniciar uma carreira no teatro?
      
DK - Primeiro procure uma boa escola, com profissionais que realmente tenham um trabalho competente. Experimente, peça para fazer uma aula e se gostar permaneça por um tempo. Se essa for mesmo “a sua praia”, se dedique, muito! Não há um bom ator, sem muito trabalho, pesquisa, envolvimento e disciplina. É preciso entender que atuar é prazeroso, e muitas vezes divertido, mas hora de ensaio é hora de ensaio, e tem que ser com seriedade e responsabilidade. Respeite seu diretor, respeito os horários e principalmente, decore o texto!!!


PV - Pra você, em uma palavra, o que significa no teatro:

PV: Espetáculo
DK: Produção

PV: Sucesso
DK: Reconhecimento

PV: Interpretação
DK: Entrega

PV: Direção
DK: Envolvimento

PV: Expressão corporal
DK: Instrumento

PV: Platéia
DK: Motivo

PV: Aplausos
DK: Magia

PV: Pesquisa
DK: Sempre


O Blog Platéia Vip está extremamente contente por Deborah Kramer ter aceitado o desafio de ser a primeira entrevistada deste nosso bate papo sobre teatro!!! Déborah, muito obrigado por suas considerações sobre teatro, certamente sua opinião e história foi muito marcante para o desenvolvimento do blog. Valeuuuu!!!! Sucesso sempre!!!

E então galera...até a próxima postagem!!!

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