sexta-feira, 22 de março de 2013

Platéia Vip: um bate papo sobre teatro

Fonte: artenalente.com.br

Olá pessoas!!! Como estão?

Já faz algum tempo que venho pensando em criar um blog, e confesso que até comecei a escrever, tentando falar um pouco sobre mim, mas de uma maneira bastante subjetiva. Imediatamente perdi a vontade de continuar!!! Nos últimos dias decidi que gostaria de criar um blog para falar sobre teatro (nas mais distintas formas), principalmente conversando com pessoas que também entendem desta arte. Este desejo, aliado a alguns estudos que venho desenvolvendo sobre tecnologias na educação (ou na educação a distância) fizeram-me despertar e lançar essa minha mais nova criação – para não dizer ousadia.

Vocês podem perguntar por quê o teatro, então eu explico: essa paixão pela encenação vem em mim desde criança (redundância, eu sei...) mas consegui chegar até os palcos somente com um pouco mais de idade (mesmo não me considerando um velho, rss). O teatro nunca mais saiu de mim!!! Fiquei momentos sem esse contato, por motivos que não vem ao caso (rss), mas senti a necessidade de estar sempre presente neste meio. O teatro me fez muita falta! Ah! Com a atuação sinto-me vivo!!! Voltei, fui em busca da profissionalização como ator, e consegui!!! Agora posso dizer que a antiga paixão de um menininho interiorano está seguindo pelo melhor caminho, o aprendizado e a experimentação nos palcos da vida.

Limites todos temos, mas vontade e espírito de luta, também temos!!! Falar sobre teatro é um desafio, seja como análise (empírica) de expectador/ator ou como aprendizado, já que a emoção muitas vezes fala mais alto que a racionalidade, se é que necessitamos ser racionais quando a energia é ativada e o frio na barriga nos desperta para a cena. 

Seguindo a linha que aprendi na universidade e que me levou à formação de geógrafo, sempre me identifiquei com a crítica sobre elementos presentes na organização da sociedade, e percebo que é possível aliá-la com o fazer teatral, afinal, retratamos nos palcos inquietações percebidas no meio social. Modestamente atrevo-me a comentar e/ou perguntar (porque crítica seria muito pesado para um "pobre" mortal...) sobre espetáculos, autores, linguagens e vivências. Sei que isto pode contribuir para a minha carreira de ator e certamente para a divulgação de trabalhos desenvolvidos por profissionais desta área, sem falar na minha formação de educador.

No teatro é impossível trabalharmos sozinhos, nem que seja em um monólogo, por isso, para o Blog Platéia Vip buscarei elementos e contribuições de pessoas que também vivenciam este mundo.

Abro as cortinas do Blog Platéia Vip!!! (Mais um chavão..., mas o que seria de nós sem eles!!!)

Um grande abraço!!

2 comentários: